banner1

 

O Espaço COPPE Miguel de Simoni foi criado oficialmente por portaria do diretor acadêmico da COPPE/UFRJ – Prof. Segen Farid Estefen, em 1996, com o nome de MUTEC – Museu de Tecnologia da COPPE e em 2002, passou a se chamar Espaço COPPE Miguel de Simoni TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO, em homenagem a um professor da COPPE falecido, e em meados deste mesmo ano, abriu suas portas ao público com uma Mostra Inaugural.

Em 2006 foi inaugurada a exposição permanente com os seguintes eixos temáticos: Mecanismos e Organismos; Sociedade e Meio Ambiente; Informação e Conhecimento; Trabalho, Serviços e Entretenimento; Matéria e Energia e Mundo Virtual.

Em janeiro de 2016 é inaugurada a atual exposição, denominada de “Exploradores do Conhecimento”.

O Espaço COPPE Miguel de Simoni TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO é um espaço de divulgação científica e tecnológica, que promove encontros e debates, ampliando o horizonte dos participantes para novas possibilidades e descobertas, que estimulam a produção de novos conhecimentos, o despertar de novas vocações e a discussão e problematização de temas importantes e atuais dentro da nossa realidade.

Neste espaço, se elabora, analisa e produz informações nas áreas de ciência e tecnologia e possibilita o contato de alunos e professores do ensino fundamental e médio com as pesquisas que estão sendo desenvolvidas na universidade e, em particular, nos laboratórios da COPPE. Busca-se a constante formação de uma equipe que pesquisa formas de mediação entre a produção do conhecimento e as situações do cotidiano, adaptando essas informações para uma linguagem interativa com o público leigo.